data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Cerca de 1,1 mil cadastros foram feitos na prefeitura de Santa Maria para que os idosos acamados recebam a vacina de Covid-19. Deste total, aproximadamente 700 já foram imunizados com a primeira dose. Além da pessoa acamada, também recebe a vacina um cuidador. No entanto, a demora para que as equipes cheguem até a residência deste público tem causado preocupação aos familiares. Além disso, conforme o Executivo, nesta sexta-feira encerra o cadastro desta primeira etapa. Posteriormente, a iniciativa terá novas fases após chegarem novas remessas de vacina.
Município reitera que não há necessidade de ir tão cedo e formar filas para vacinação
O pai de Ricardo Munhoz da Rocha tem 95 anos e é morador do centro da cidade. Segundo Munhoz, o registro foi feito no dia em que abriram os cadastros, em 10 de fevereiro. Até esta terça-feira, o idoso ainda não havia sido vacinado. Um leitor do Diário, que preferiu não se identificar, também traz um relato semelhante. No dia 12 do mês passado, ele fez o cadastro para que o pai de 94 anos, que também é acamado e não tem condições de sair de casa, tomasse a vacina. Até a tarde de terça, ele também não havia sido imunizado.
_ É uma angústia, porque estamos esperando, e cada dia é importante. Todo turno ficamos à espera e sempre na torcida para que chegue a vez dele, mas nada ainda _ relata Munhoz.
Todos os leitos de UTI SUS destinados à Covid estão ocupados em Santa Maria
A prefeitura, por meio da Superintendência de Comunicação, informa que não tem como precisar o tempo médio de espera, uma vez que as vacinações ocorrem conforme as regiões de residência dos acamados. Assim, as rotas são organizadas por rodízios entre as regiões. O Executivo cita como exemplo que se uma pessoa fez o cadastro ontem, e a rota for para aquela região, ele pode ser encaixado. Caso contrário, será encaixado em uma próxima rota.
De acordo com a prefeitura, quatro equipes fazem a imunização dos acamados. Aos familiares, o Poder Executivo garante que os cadastrados serão contemplados, já que a vacinação a este grupo está ocorrendo e terá continuidade. Por dia, são aplicadas uma média de 40 vacinas a este público e aos seus cuidadores.
ENCERRAMENTO DA PRIMEIRA ETAPA
A prefeitura informa que o cadastro para idosos acamados pode ser feito até esta sexta-feira, o que não significa que a imunização a este público está encerrada. Desde 17 de fevereiro, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde estão imunizando pessoas com 60 anos ou mais que estejam acamadas (restritas ao leito ou que dependam de outra pessoa para necessidades básicas diárias).
Após surto de Covid, 12 agentes da Susepe são afastados do trabalho
"Até esta segunda-feira (1º), temos 1,1 mil cadastros, que geram 2,2 mil doses, entre idosos e acamados. Desses, 700 já foram vacinados. Precisamos finalizar essa primeira etapa com esses que já preencheram o cadastro para, então, darmos continuidade aos demais após receber novas remessas. Além disso, ainda há a segunda dose, que será aplicada pelas mesmas equipes volantes. De nada adianta o cadastro ficar aberto e não ter doses para eles receberem. Por isso, uma nova etapa destinada aos acamados será aberta nos próximos dias até que todos recebam a dose. Quem não conseguiu fazer o cadastro desta vez, poderá fazer logo em seguida", explica o secretário de Saúde, Guilherme Ribas.
CADASTRO
- Para pessoas com 60 anos ou mais que estejam acamadas (restritas ao leito ou que dependam de outra pessoa para necessidades básicas diárias) e para um cuidador do paciente
- Pela Central de Orientações da Vacina contra a Covid-19: de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h
- Fones: (55) 3025-9733, 3025-9744, 3025-9732, 3025-9724, 3025-9727 ou 3025-9750
- (55) 9 9941-7717 ou 9 9608-9860
- fismaenfclin.com.br
(Com informações da prefeitura de Santa Maria)